quinta-feira, 28 de março de 2013

Fox Paulistinha




O Brasil só possui 2 raças consideradas brasileiras. Uma é o Fila Brasileiro e a outra é o  Fox Paulistinha. Por volta do século 19, alguns exemplares da raça Jack Russel Terrier  trazidos da Europa foram cruzados com outros cachorros que viviam em fazendas,  resultando na raça Fox Paulistinha. Há criadores que acham que alguns exemplares são frutos de cruzamento do Jack Russel com Pincher Miniatura ou mesmo o Chihuahua grande. Essa raça é muito conhecida no Brasil mas praticamente desconhecida fora dele, embora pode-se achar exemplares na África do Sul, Estados Unidos, França, Finlândia, Portugal, Áustria, Espanha e no Japão.


Esse animal é muito inteligente e alegre e aprende com muita facilidade tudo que é truque novo. Muito observador é capaz de repetir atos humanos que são feitos de forma repetitiva. Por exemplo: se o dono tem a mania de pegar os chinelos assim que chega em casa, assim que o dono chegar o Fox Paulistinha pode repetir o gesto indo pegar os chinelos para o dono.  Se o dono tem um horário certo de chegar em casa, depois de algum tempo, vai certamente encontrar o cão na porta esperando-o. Como característica eles fazem esse tipo de coisa sem precisar ser ensinado e têm também a disposição de assumir a guarda da família e sua propriedade. Embora seja um cão pequeno, de tamanho compacto é muito valente, claro que ele pode não assustar o ladrão mas sem dúvida dará o alerta ao mínimo sinal de movimento estranho. São meigos e afáveis com o dono e familiares mas são bastante desconfiados quando se trata de estranhos. Aceitam crianças desde que elas tenham sido educadas para não bater ou provocar os animais.



São animais cheios de energia, adoram brincar e se exercitar sendo indicados para viverem em casas com espaço, embora se adaptam perfeitamente a apartamentos desde que sejam levados diariamente para passear, brincar ou seja gastar energia. Essa raça
não é adequada para quem quer um cão deitado aos seus pés o dia inteiro. É uma raça super ativa e late um pouco mais se comparado com outros animais. Para não se tornar um cão destrutivo ele necessita de muita atividade mental e física.   
 
O Fox Paulistinha é um cão espirituoso, obediente , inteligente e muito amigo. Como é um cão com instinto de caçador não se deve confiar deixá-lo com animais pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário